sexta-feira, janeiro 30, 2009

Rumo a BSB!

Já sabia da distância da Bahia...
Já sabia do tamanho do Piauí
mas juro que não via a hora do estado acabar... não sei se é do psicológico, mas a partir do momento que entrasse em outro estado teria uma sensação de maior proximidade com o destino final!

Nesse dia a meta era um tanto quanto desafiadora... 1400 Kms até Brasilia!

E no meio disso tudo Bahia, Goiás e a pior estrada do mundo... sim!

Um trecho ridículo: 86 km [oitenta-e-seis!], entre Canto do Buriti e Elizeu Martins (BR 324), ambas no Piauí. Por incrível que pareça, levamos 2 horas contabilizadas no relógio para cumprir esse trecho (saímos as 5h30 da manhã). Ainda bem que resolvemos sair de Teresina um dia antes... se não fosse assim, Brasília ficaria pr´outro dia.

Uma pena, pois esse trecho é importantíssimo por ligar a região centro-norte ao sul do Piauí, que por sinal, é lindo! Vários afloramentos de rocha (acredito eu que seja arenito), dando um valor fantástico a paisagem!

Depois do trecho ruim, tínhamos um tapete na nossa frente! O trecho da BR 135 que liga Elizeu a Cristalândia do Piauí (24 kms antes da divisa com a Bahia) certamente é o melhor trecho da Trasnspiauí, juntamente com o trecho da BR 343, que liga Teresina a Piripiri (centro nordeste do estado).

Trecho da BR 135 - sul do Piauí



Mas, como em todo o nordeste, é necessário muita atenção com animais na pista. A vantagem é que o movimento desse trecho é ínfimo, encontrando um caminhão ou outro no meio do caminho.

Faltando 4 minutos para as 13 horas, paramos o carro e fizemos o primeiro registro de muitos: uma foto da divisa dos estados do Piauí e Bahia.

Já na Bahia, a diferença na qualidade da estrada é notável, seja no movimento, quanto na conservação; principalmente no trecho até Barreiras (uma das cidades importantes desse trecho), também feito na 135.

De Barreiras a Luiz Eduardo Magalhães a estrada e boa e MUITO movimentada. Pudera! Luiz Eduardo é uma cidade riquíssima, com base na agropecuária, lembrando (em proporções locais, claro) cidades do interior do PR e SP.

Luiz Eduardo e 3 horas depois já estávamos em território Goiano! Havíamos mudado não apenas de estado, mas também de região! Estar no Centro-oeste me deixou feliz! aproximadamente 20% do trecho completo! Mas não paramos por aí... nossa meta era Brasília e era lá que dormiríamos.

E isso foi possível pela EXCELENTE qualidade das estradas em Goiás. Será por que ela ganha status de radial? (BR 020). Já passava da 1/2 noite (1 da matina no horário local) quando chegamos em Brasília, tema do próximo post!

Nenhum comentário: